domingo, 20 de junho de 2010

CONTOS DO CHICLETE.

Queridos(as) Leitores(as)
Minha amiga, Teresa Candolo acabou de lançar um livro intitulado "Contos do Chiclete", pela Ed. Adonis.
Adultos e crianças irão adorar a forma inteligente e bem humorada com que a Teresa aborda a ludicidade do chiclete para adentrar no universo infantil da ficção. Algumas histórias se passam na escola, ambiente em que mascar chicletes é transgredir. De um "inocente chiclete", de um "lúdico chiclete", de uma "pequenina diversão"  brotam histórias inusitadas.


Tome cuidado!!! Chicletes à vista!! Aqui, entre estas aparentemente inofensivas folhas de papel, você poderá encontrar goma de mascar espalhando-se entre os seus dedos, grudando nos seus cabelos, enfiando-se naquele selinho tão esperado da garota mais bonita da turma...
São histórias só de chicletes e eles... estão por toda a parte, colorindo o mundo e a boca dos espertos.
Chicletes também contam histórias, afinal, quem vive na boca de quem tanto fala... conhece segredos!...
 
 
Teresa Candolo é aquela pessoa que vive com o Pão-de-ló, um labrador lindo, fofão e polidíssimo. Não se sabe quem o educou pra ser tão fino... A Teresa estudou Letras, na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde também ficou um pouquinho mais de tempo estudando Literatura Medieval – aquela dos castelos, cavaleiros e dragões – no Mestrado e Doutorado.
Também foi estudar um pouquinho na Bélgica (Université Catholique de Louvain), pra ver os castelos e bruxas mais de perto. Depois ela formou-se em Radialismo – Locução (SENAC-Campinas), porque queria contar tudo pra todo mundo... mas... nem sempre a deixavam "pôr a boca no trombone"...
Então ela achou que poderia escrever. Afinal, ela já fazia isso desde criança, quando morava em Uchoa (SP), na cidade em que nasceu, onde é feriado no dia do aniversário dela (verdade!!!!).
Lá, ela vivia andando sobre os telhados; aqui, ela vive olhando as estrelas, porque alguém lindo ensinou isso pra ela... E não é bom?
Aqui em Campinas, dá aulas na Escola Estadual Gustavo Marcondes, onde as crianças a entendem mais que todo mundo... Mas, na verdade, ela está ali pra poder brincar um pouco mais com o mundo.