sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

UMA MENSAGEM DA ASSOCIAÇÃO VIRTUAL DOS SOCIÓLOGOS - AVISO

Meus amigos.
Acabei de receber do Grupo "Associação Virtual dos Sociólogos - AVISO" (http://groups.google.com.br/group/avisoc) uma mensagem na qual repudiam, junto ao prefeito de Mogi das Cruzes, a indicação, para secretário de Segurança Pública dessa cidade, de um ex-comandante da Rota, chamado Eli Nepomuceno, envolvido em diversos assassinatos de jovens. Nepomuceno é apontado pelo jornalista Caco Barcellos, como o responsável pelas mortes e assassinatos de vários jovens e de trabalhadores acusados de "envolvimento com crimes", envolvimentos estes não comprovados. Até mesmo o prefeito Pitta acabou voltando atrás na indicação dele para a segurança pública em São Paulo. Com esse ato, dizem os manifestantes, o prefeito de Mogi das Cruzes acabou se colocando na contramão de uma política de segurança pública cidadã e comunitária sintonizada com os anseios da comunidade.
Esse assunto, caros leitores, merece um comentário da nossa parte, pois a indicação do prefeito de Mogi parece refletir a idéia consensual, que nos acompanha desde o séc. XVI, de que é preciso exercer uma controle repressor principalmente junto às crianças e aos jovens, considerados como os tutores da desordem e da violência. Policiais que "exageram" nas punições, muitas vezes, são elogiados por sua "dureza", tanto pela corporação quanto por alguns segmentos da sociedade. Mas, o que nos leva a desejar a repressão? Por que, o número de jovens assassinados no Brasil, supera o número de jovens mortos na guerra do Iraque? Essas perguntas, levaram o grupo Violar a produzir um texto coletivo intitulado: Jovens, tutores da desordem e da violência? O artigo está publicado no livro Cotidiano Escolar: emergência e invenção, organizado por Ana Maria Faccioli de Camargo e Márcio Mariguela, publicado pela Jacintha Editores, Piracicaba, São Paulo, no ano de 2007. Esse artigo poderá ser encontrado em meu blog, mas eu também sugiro que comprem o livro, pois nele encontrarão textos excelentes de educadores que pensam, vivem e escrevem sobre suas experiências nas instituições educativas. Boa leitura.

2 comentários:

  1. Excelente artigo! Estou gostando de acessar o seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Um feliz ano de amizades para nós Áurea, espero que muitos cúmplices discutam as todas as novas formas de violência que ocorrem em nossa sociedade.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir