quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

ÉTICA E ESTÉTICA NAS NOVAS PRÁTICAS DE CIDADANIA.


ÉTICA E ESTÉTICA NAS NOVAS PRÁTICAS DE CIDADANIA

Leitores, hoje, quero convidá-los para ler um texto de Moysés Aguiar. Ele é um psicodramatista brasileiro, com vários livros publicados, no Brasil e no exterior, sobre Teatro Espontâneo. Com o título “Ética e Estética nas Novas Práticas de Cidadania”, Moysés analisa as experiências que grupos de psicodrama e teatro espontâneo da América Latina têm desenvolvido sobre a prática de cidadania, criando “espaços de escuta e reflexão” que dizem respeito aos problemas de nossas comunidades. Questionando o conceito de cidadania, o autor chama a nossa atenção para as armadilhas que o termo pode conter, lembrando que é em função das lutas sociais que os sentidos de cidadania variam no tempo e no espaço. Para Moysés, os grupos que, hoje, realmente, promovem a cidadania são aqueles que compreendem a mútua determinação das relações entre a micro e a macropolítica, sem impor unilateralmente uma solução para os problemas sociais. Não haveria uma pauta hegemônica, mas um conjunto de valores que preservaria a liberdade dos sujeitos numa ação orquestrada por esses mesmos sujeitos. Princípios e metas sugeridos constituiriam uma “ética da cidadania”. O teatro espontâneo, retomado da experiência original de Moreno, possibilitaria exercitar a construção coletiva, a liberação de nossa criatividade, de nossa autonomia. A esses valores Moysés dá o nome de “estética da cidadania”. São os acontecimentos sociais, políticos que nos fazem perceber a convergência entre os princípios éticos e estéticos. A partir de uma experiência concreta numa instituição pública de saúde, o autor relata seus dilemas entre a realidade e o sonho e constata que não é possível democratizar as relações por decreto. O desafio do teatro espontâneo seria, portanto, integrar a “horizontalidade da escuta” na “verticalidade inerente ao exercício do poder”, possibilitando a construção de uma ética e de uma estética da cidadania. O tema foi desenvolvido no seu blog, cujo endereço disponibilizo a todos vocês: http://propostasdereformapolitica.blogspot.com .


2 comentários:

  1. Muito boa a dica do blog do Moysés. Esta temática da cidadania é, de verdade, um tema muito complexo. Exercitar a construção coletiva, a liberação de nossa criatividade, de nossa autonomia, seria o "must" social, mas infelizmente a coletividade parece estar "jogando" um jogo que não lhe é próprio...
    Aproveito a oportunidade para indicar o
    caderno do Saramago: http://blog.josesaramago.org/
    Um Abraço
    Nhô Recchia

    ResponderExcluir
  2. Vou acessar o blogue, pois é um tema que me interessa. Mesmo pq eu trabalho com vertentes parecidas no projeto "Terapia Literária", que desenvolvo com alunos da terceira idade. Obrigada pela dica.
    Besitos.

    ResponderExcluir