sábado, 24 de janeiro de 2009

VIOLÊNCIA BRANCA

Queridas leitoras/queridos leitores
Hoje, apresentarei para vocês um texto da Maria Teresa Arruda Campos que poderá ser lido na íntegra em seu blog.
"Somos levados a chamar de violência as manifestações que sangram, que quebram, que matam... Esse artigo visa levantar uma reflexão acerca das violências que passam por nós ou que praticamos e que não se encaixam nesse tipo de manifestação. São as 'violências brancas', assim chamadas porque são, muitas vezes, naturalizadas como manifestações da cultura e não são vistas como um estopim para as 'violências vermelhas' ".

3 comentários:

  1. Excelente indicação feita pela Aurea deste Artigo "Violência Branca". Por isso, este blog vem se mostrando muito importante para nós, professores. Ele pode se constituir como uma alternativa frente a ausência de discussão da temática da violência e da indisciplina, tanto nas escolas em geral como nas próprias universidades. Então, vamos ao debate! Vera (Goiânia)

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Vera, pela possibilidade das trocas podemos caminhar em novas direções. Voltando ao tema das 'violências brancas', um bom trabalho com a meninada é discutir as piadas e como elas 'maltratam' as diferenças produzindo risos. abç,
    teresa arruda

    ResponderExcluir
  3. Queria saber o q na verdade e violencia branca?

    ResponderExcluir